sexta-feira, 25 de abril de 2014

As evoluções de Darwin

No livro Além de Darwin (Editora Globo, 1ª reimpressão de 2011), o jornalista e escritor Reinaldo José Lopes escreve que "nenhuma população de seres vivos fica simplesmente 'parada no tempo', 'sem evoluir'". (pág. 188)

Esta ideia serve para outros temas. Inclusive o da própria reflexão científica. Não podemos congelar Darwin. Novas descobertas nos levam para além do que já foi descrito e afirmado. E este livro, que de certo modo continua crescendo e se aperfeiçoando nos artigos que Reinaldo publica em seu blog, mostra isso mesmo: o darwinismo está sujeito a aprimoramentos.

O legal do livro de Reinaldo está em falar de ciência com precisão e leveza. Linguagem de jornalista do nosso tempo, bom humor sério, flexibilidade rigorosa. Gostei. Aprendi. 

Outra: Reinaldo é católico e convive muito bem com a pesquisa científica mais exigente do momento. Trabalha com a biologia evolutiva sem medo de desafinar na fé. Divulga conhecimento com conhecimento de causa e efeito, percebendo convergências. É possível defender racionalmente a hipótese de que Deus guiou o fascinante processo de nossa humanização. O autor conversou com Jô Soares sobre o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário