sábado, 9 de abril de 2011

Voltar a ler

Leitura é uma espécie de loucura. Loucura saudável, que nos protege da normalpatia. A normalidade doentia atrofia nossa imaginação, nossa criatividade, nossa fé, nossa alegria.

Voltar a ler, título e convite de um livro entusiasmante. O autor argentino Mempo Giardinelli (1947 - ) é um militante da loucura de ler mais e melhor. "Ler abre os olhos" é o lema que define tudo.

No livro (publicado em 2006 na Argentina e traduzido pela Companhia Editora Nacional entre nós, em 2010), Mempo faz considerações bem atuais. Uma, a título de aperitivo:

"[...] comecemos por descartar a ideia simplista de que as crianças de hoje deixaram de ler porque assistem à televisão, como se dizia há uma década, ou porque são reféns da internet e dos videogames, da maneira como é propagado atualmente. Isso não é verdade. Pelo menos, não toda a verdade.

"Sem dúvida, a televisão de péssima qualidade de nossos países e a tecnologia fascinante dos jogos virtuais exercem uma influência muito forte nas crianças, mas já sabemos que se elas não leem — não deixarei de repetir — é porque, em primeiro lugar, seus pais e seus professores também não leem." (pág. 134)

Nenhum comentário:

Postar um comentário