segunda-feira, 16 de maio de 2011

Saldão à francesa

Na semana passada, soube que a unidade da Livraria Francesa na Vila Olímpia (SP) iria encerrar suas atividades em breve. E vai mesmo. No próximo dia 28 de junho.
Até lá, grande liquidação. Promoções incríveis. Não será uma saída à francesa, mas um saldão à francesa.  Descontos de até 80%.
Fui conferir e verificar. Comprei alguns livros. Entre eles, três:

Éloge du quotidien, de Tzvetan Todorov. Publicado em 1997. Não foi traduzido. O que é compreensível.

Trata-se de um "ensaio sobre a pintura holandesa do século XVII". Este subtítulo talvez assuste. A obra requer leitores que, pela própria natureza do tema, provavelmente poderão ler este ensaio em francês, ou em outro idioma. Os editores brasileiros não se arriscariam a colocar em nosso mercado um produto desses. Um pouco erudito ou específico demais...

Outro livro: Vers une économie politique élargie. Não o temos em português. A obra foi traduzida do inglês para o francês pelo próprio autor. Publicada em 1986.

O autor, Albert Hirschman, explora a antinomia "exit / voice" para analisar várias questões que envolvem busca de equilíbrio e reequilíbrio em sistemas econômicos, sociais e políticos. Ou mesmo numa questão mais caseira, digamos, como o divórcio. Num casamento em crise, a saída é "cair fora" (exit) ou conversar, "colocar as cartas na mesa" (voice)?
O terceiro livro: Le crépuscule des illusions, de 2002. Georges Gusdorf faleceu em 2000. Querer ler suas memórias "intempestivas" supõe interesses anexos, pois o autor não foi terrorista, artista ou esportista...

É necessário ter interesse pela cultura francesa. E por uma série de problemas e um certo modo de abordá-los que poderiam ser considerados ultrapassados.

Possivelmente não compraria esses livros se não fosse pelo desconto. A oportunidade é interessante. E para quem gosta de filosofia há muitos títulos disponíveis, no segundo andar da loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário