A empresa que só se preocupa em acelerar a produtividade, gerar lucros, ganhar mercados, ultrapassar os concorrentes, colecionar conquistas... é uma empresa que corre muito... corre o sério risco de destruir e destruir-se.
O sucesso de um empreendimento humano não se reduz aos resultados do gerenciamento financeiro, ou das estratégias de marketing, ou das técnicas de venda. A verdadeira qualidade de uma empresa reside na qualidade das pessoas que nela trabalham e das pessoas que dela recebem algum tipo de serviço.
Esta qualidade humana será fonte de produtividade, lucros, mercados, conquistas... e um certo grau de felicidade.
Não são ideias tão absurdas. Estão presentes no livro Filosofia para executivos (Verus Editora, 2009), cujo subtítulo é "a sabedoria de grandes filósofos aplicada ao dia a dia empresarial". O autor é o alemão Andreas Drosdek, jornalista e consultor de empresas.
Um diferencial competitivo para as grandes empresas do nosso tempo é contratar (e ouvir) um Platão de terno e gravata. Em outras palavras: empresas bacanas buscam a sabedoria, ao passo que empresas toscas torcem o nariz quando alguém fala que é necessário pensar mais e correr menos.
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